A PROPÓSITO DE BARBEAR PENTEAR


Aí entre os meus 13 a 14 anos, o melhor amigo de meu Pai, que mais tarde seria meu Padrinho, Amável Soares da Silva, licenciado em Germânicas, morador na Av. D. Carlos I, ali mesmo junto à Assembleia, republicano democrata e convicto anti-salazarista, ofereceu-me a preciosidade que vos mostro, uma 4a. edicão do "Barbear, Pentear" de Fialho de Almeida.
Não me abalanço a biografar nem o médico nem o escritor, pelo que aqui fica um pouco do que àcerca dele se escreveu e a mordacidade que caracterizou a sua crítica social, com os prós e os contras da sua personalidade.
"Barbear Pentear" abre com "Um Juizo do Ano" de que transcrevo, com a ortografia saborosa da época, alguns, poucos, parágrafos da sua irreverência:

"O horoscopo de 19... é coisa que eu dificilmente daria conta, se a astrologia dos antecessores me não fornecesse signaes por onde inductivamente tirar a lei espirita que ha de reger a vida d'aquelle grande maganão.

D. Carlos (o maganão) e o irmão D. Afonso • fonte MVieiradaCruz


Divindades patronas que o recomendem, sei de algumas. Venus para os camiseiros; para as sopeiras, Marte: para os avariados, Mercurio: para as torradas, manteiga; e o Posser para o theatro de D.Maria... O signo dominante todo o anno, é capricornio, segundo no matadouro me disseram, o que ate certo ponto harmonisa com a lei do divorcio,  pedida no parlamento, e certo visando algum mal social frequente, que será talvez, ia dizer, fazerem poleiro os cucos nas aguas-furtas dos maridos.

Elegantes no Chiado (1918) • fonte MVieiradaCruz

Os que nascerem em 19... serão, por mercê especial do destino, mandriões, batoteiros e mentirosos:  em meninos berrarão constantemente por pão com manteiga, e chegados á adolescencia, colecionarão sêlos: e sendo machos terão por ideal uma bilharista e uma bicycleta, isto é, pronunciadas tendencias para burros: e saindo fêmeas, porão ovos, o que scientificamente virá a estabelecer grandes confusões entre as espécies.
Como este horoscopo deve abranger inumeras consultas, haverei que detalhal-o com methodo, dividil-o e subdividil-o por guiza dos influenciados poderem topar celeremente, cada qual seu vaticinio, de sorte a precaverem-se contra as malárias torpidas dos astros, cuja infeção mysteriosa os astrologos cada vez menos sabem perscrutar.

Cerejeira, Salazar e Carmona e os mirones do regime • fonte MVieiradaCruz

  
Assim, no campo das relações externas, amigos em que se respeito o progresso, este pobre païsito nem sequer merecer póde o ultra-modesto titulo de alavanca, que o Diario de Noticias tem dado até ao proprio chinguiço dos galegos.
Falta-lhe tudo: ponto de apoio, potencia, resistencia... Ponto de apoio, oh! oh! quem lh'o dará?
– Nações que lhe inglezam as colonias, fazendo-as cahir nas reversaes do tratado de Lourenço Marques, por onde resvala mais que o brio d'uma nação, o brio de duas. – Potencia? não póde avessal–a, magna quantitate, quem só tem esquadras de botes cacilheiros, e irózes que ainda bem não Torre-Espadados, já teem emprego na Companhia de Maçambique."


Comments

Popular Posts